O futuro das casas automatizadas

A automação residencial já não é um universo futurístico que vemos nos filmes de ficção científica. O futuro das casas conectadas já começou e, a cada dia, é uma realidade mais alcançável.

Talvez você esteja imaginando a questão de ligar alguns eletrodomésticos remotamente ou controlá-los via smartphone. Mas o conceito de casa inteligente, como também é chamado, vai muito além disso.

Ele prevê, sim, mais facilidade com os aparelhos de casa, mas é trabalhando junto a uma inteligência artificial que as rotinas do futuro serão criadas.

Rotinas nas casas conectadas

Quando pensamos em rotina, imaginamos algo maçante ou repetitivo. Quando se trata das casas inteligentes, esse conceito, ao contrário, torna-se algo positivo.

Vejamos: digamos que você acorda todos os dias às 7h da manhã e prepara um café. Com um sistema de rotinas integradas em sua casa, em vez de um alarme em seu celular, as persianas do seu quarto poderiam abrir suavemente nesse horário, enquanto, na cozinha, seu café já estaria quase pronto.

Outra rotina: seu horário de chegada em casa, depois do trabalho, é às 19h. Imagine que, em conexão ao seu celular em seu carro, a inteligência artificial saiba que seu ar-condicionado está a 19°C e, automaticamente, já deixa a temperatura da sua casa assim também!

Em um outro cenário, você cria a rotina de ver uma série em um serviço de streaming, todas as quintas-feiras, e pede um lanche através do delivery. Até isso poderia ser automatizado de forma que você só precisasse se sentar em frente à TV e desfrutar o momento.

As possibilidades são inúmeras. E as conexões com diversos outros serviços de aplicativos permitem acioná-los diretamente nas assistentes virtuais em comandos de voz simples. Isso define o novo futuro das casas conectadas.

Acessibilidade e segurança

Apesar de ainda serem poucos os dispositivos que permitam esse tipo de conectividade, existem soluções tecnológicas aparecendo constantemente para isso, com o objetivo de tornar os custos mais acessíveis.

Além do conforto, as casas conectadas serão mais seguras, já que será possível um controle mais próximo e imediato. Opções de acessibilidade para pessoas com alguma necessidade especial também são um foco de interesse das empresas que entregam automação residencial.

Assim, não podemos perder de vista que essa realidade, em pouco tempo, será a nossa. E que, como tudo quando o assunto é tecnologia, acontecerá em um piscar de olhos.

Outros artigos

Categorias »