É inegável que o investimento no mercado imobiliário pode ser bem rentável. Por isso, existem no Brasil milhões de investidores que entraram nesse meio com a principal finalidade de ganhar dinheiro. Entretanto, alguns deles se destacam mais do que outros. O que separa os de sucesso dos que não conseguem render tanto é que os que mais conquistaram sabem como estudar o mercado imobiliário.
O mercado imobiliário tem sim, espaço para empirismo, ou seja, os investidores na área podem aprender como ganhar mais dinheiro por meio das experiências, ainda assim, estudar o mercado imobiliário continua sendo o caminho mais rápido e mais seguro.
Nesse sentido, algumas pessoas podem apresentar dificuldades para saber como estudar investimentos, mas isso pode ser facilmente resolvido com um guia de como estudar o mercado imobiliário.
Como estudar o mercado imobiliário para investir?
O estudo do mercado imobiliário para investir nele de maneira mais segura e com maiores possibilidades de ganhos financeiros se divide em três principais segmentos: o posicionamento, o público-alvo e a região.
Mesmo sendo ideal estudar os três ramos de forma separada, esses assuntos se relacionam com frequência na prática cotidiana dos investidores imobiliários. As pessoas que integram o público-alvo, por exemplo, por terem gostos de estilos de vida parecidos procuraram imóveis com um mesmo posicionamento em uma mesma região.
Posicionamento
É praticamente impossível ter um conhecimento profundo sobre diversos assuntos. Na hora de estudar o mercado imobiliário e aplicar o que foi aprendido no dia a dia, é preciso que o investidor escolha um segmento para que ele seja especialista. O ramo pode ser casas de luxo, imóveis comerciais e assim por diante.
Uma boa dica de estudo sobre posicionamento é fazer uma análise comparativa, ou seja, estudar o segmento a partir de outros imóveis que se encaixam dentro desse ramo para conseguir visualizar melhor os pontos positivos e negativos, além de estabelecer preços de mercado.
Público-alvo
Após conhecer tudo sobre o posicionamento escolhido, o investidor deve começar seus estudos a respeito do público-alvo. Se, por exemplo, esse investidor decidir se especializar em imóveis comerciais, ele precisa se fazer duas principais perguntas: “quem ocupará esse espaço?” (empreendedores médios e pequenos, empresas grandes) e “como eu posso chamar atenção desse tipo de consumidor?”
Definindo o consumidor é preciso estudar estratégias de marketing para chamar atenção do público-alvo e direcionar o imóvel de forma que ele atraia esse cliente e faça com que ele tenha a compra do local como prioridade em sua vida.