Existe uma visão de que construções são apenas montes de concreto na paisagem urbana. Porém, quando o assunto é sustentabilidade e a urgência de transformarmos nosso futuro, essa concepção de progresso urbano já está ultrapassada. Atualmente, é possível aliar arquitetura e urbanismo sustentável sim! A ideia é transformar espaços, tanto com suas construções e manutenções, aliando os avanços da técnica e da arte de forma a unir equilíbrio ecológico e qualidade de vida. Dessa forma, podemos unir esforços e focar no desenvolvimento sustentável, fazendo dele uma realidade possível.
A ideia principal é uma melhor utilização dos recursos disponíveis, de forma a equilibrar o uso para as gerações atuais e futuras.
Erroneamente, associa-se o urbanismo sustentável a uma freada na expansão das cidades. Ao contrário: agregando tecnologia e eficiência sem destruir ou esgotar os recursos disponíveis, ele possibilita um desenvolvimento estruturado e ecológico.
Mas e como fazer isso? O passo a passo para para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade possível
Você já ouviu falar da teoria dos 5 Rs da sustentabilidade? Basicamente, são ações que reduzem o impacto negativo das atitudes dos seres humanos sobre o planeta. Então, repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são pequenas atitudes que, quando colocadas diária e ativamente em prática, podem fazer toda a diferença.
Em síntese: na prática, podemos pensar em um correto gerenciamento de descarte adequado de resíduos, além de adotar atitudes de redução de resíduos sólidos. Noções sobre a mobilidade urbana e a correta seleção da área a urbanizar podem significar uma redução significativa de emissão de gases poluentes, por exemplo.
Enfim, existem inúmeras outras formas eficientes de promover o desenvolvimento de maneira sustentável, pensando no agora e no futuro. Isso nos leva a concluir que promover melhorias e qualidade de vida para a população requer um planejamento focado no compromisso ético da sustentabilidade, promovendo o compromisso de todos para o bem comum.