Chegou o fim do ano, e com ele vêm as férias. Um plano comum entre muitas famílias nesta época do ano é viajar. Conhecer novos lugares, aproveitar o verão para descansar na praia, no sítio, visitar familiares que moram em outras cidades, entre muitas outras, são motivações para nos fazerem deixar por um período nossas casas ou apartamentos vazios. Por isso, trouxemos neste artigo algumas dicas de segurança para quem vai viajar.
Todo cuidado é pouco
Nesta época do ano, a maioria das empresas tem o hábito de dar férias coletivas para os seus funcionários. Com isso, um volume muito grande de pessoas costuma aproveitar as férias para viajar. Ir para a praia, por exemplo, é uma das principais opções, afinal, o verão está aí, e nada melhor do que aproveitar o calor para tomar um banho de mar.
Há quem goste do campo. Hotéis-fazendas e regiões interioranas apostam no turismo rural para atrair boa parte desse público. Também há aqueles que aproveitam para visitar a família e matar a saudade de quem não encontrou durante todo o ano.
Mas, se há algo em comum entre todas essas escolhas, é que suas residências ficam vulneráveis às ações de bandidos. Eles ficam à espreita de quem vai viajar para praticar delitos, invasões, furtos, causando prejuízos irreparáveis para todas as vítimas. Por isso, preparamos uma lista com dicas de segurança para quem vai viajar
A ocasião faz o ladrão
Esta frase pode até ser clichê, mas ela é muito válida, e para reduzir o risco de furtos, precisamos incluir no planejamento de nossas viagens algumas medidas que dificultem a vida do ladrão. Aumentar a segurança do imóvel é importantíssimo, seja ele próprio ou alugado, para que você possa fazer uma viagem tranquila e livre de preocupações.
O que fazer para aumentar a segurança da minha casa?
Para evitar quaisquer imprevistos, como arrombamentos e furtos, alguns cuidados são essenciais antes de viajar. Veja as dicas de segurança para quem vai viajar no fim de ano que preparamos para você:
Não comente sua viagem com estranhos
Em tempos de superexposição em mídias sociais, nós gostamos de compartilhar nossas experiências, muitas vezes com quem não conhecemos. Deixar claro que seu imóvel está vazio pode chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas.
Peça para alguém de confiança visitar sua casa
Um amigo próximo, ou um parente que não vai viajar na mesma época, pode fazer visitas periódicas para conferir se está tudo em ordem. A Polícia Militar de Santa Catarina possui o programa Operação Viagem Segura, que oferece para a população rondas ostensivas regulares nas residências. Assim, promove segurança e tranquilidade aos moradores que se ausentam de suas residências durante o período de férias. Consulte o batalhão de Polícia Militar de sua cidade para saber se essa operação está sendo oferecida.
Não deixe luzes externas sempre acesas
Apague todas as luzes de sua casa. Deixar a luz acesa “para dizer que tem alguém em casa” já não é mais uma estratégia segura, pois o ladrão perceberá que não tem ninguém dentro da casa.
Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas
Deixe apenas os aparelhos que são essenciais manter ligados às tomadas, como freezers e geladeiras. Caso ocorra alguma oscilação de energia, o aparelho desconectado não correrá o risco de sofrer danos.
Reforce trancas e fechaduras
Quanto maior a dificuldade de se abrir uma fechadura, maior a segurança que seu imóvel terá. Antes de viajar, providencie o conserto ou reforço da fechadura para não dar chance a arrombamentos.
Tenha ativo um sistema de segurança eletrônica
Hoje em dia, ficou barato investir em sistemas de segurança eletrônica, como câmeras de segurança e alarmes. Esses sistemas, conectados a aparelhos celulares, avisam quando há alguma movimentação estranha. Assim, você consegue acionar a polícia imediatamente após algum acontecimento, evitando prejuízos maiores em seu imóvel.